Como jogar Cartola FC ?

Veja como se joga o maior Fantasy Game do Brasil!

O Guia do Cartola FC reúne dicas fundamentais e informações importantes sobre o jogo virtual do Campeonato Brasileiro criado pelo GloboEsporte.com. Se você é um iniciante no fantasy game não fique preocupado, pois com este manual explicativo aprenderá coisas básicas, como criar um time ou comprar jogadores, até inovações específicas para 2017, como a criação de ligas mata-mata. Se você ainda possui alguma dúvida sobre o Cartola FC, prepara-se para virar um cartoleiro completo com as dicas abaixo neste tutorial especial.

CRIANDO SEU TIME
O Cartola FC é um jogo que deixa os torcedores muito mais próximos da função de técnico e de diretor de um clube da Série A do Campeonato Brasileiro. O cartoleiro tem como missão escalar seu time a cada rodada do Campeonato Brasileiro, considerando que alguns atletas podem estar lesionados, suspensos ou em condições incertas para entrar em campo na próxima partida. Antes, no entanto, é preciso se cadastrar. Ao optar por usar a conta do Facebook fica muito mais fácil convidar os seus amigos, além da sua foto aparecer no perfil do Cartola FC. 





Depois de ativar o cadastro, a segunda etapa consiste na criação do nome do time, nome do Cartoleiro e a indicação do seu time do coração. Com tudo preenchido, basta clicar em "Continuar". Em seguida aparecerá a tela para escolher a versão FREE ou o modo PRO, a grande novidade de 2017.









ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO
Cada cartoleiro começa o jogo com 100 cartoletas, a moeda exclusiva do Cartola FC usada para comprar os jogadores a cada rodada. A pontuação do jogador é diretamente referente à atuação dele naquela rodada e reflete a variação do seu valor para a rodada seguinte. Esse é um dos principais fatores do jogo, pois quando um atleta não consegue boa pontuação de acordo com os critérios do fantasy game, o valor dele pode passar a ser negativo, fazendo os cartoleiros que o escalaram perderem cartoletas. 



A precificação da primeira rodada é definida pela equipe do Cartola FC respeitando alguns critérios como a qualidade do próprio atleta, o seu momento para o início do Campeonato Brasileiro e a sua relação técnica com o restante da equipe.

Ocasionalmente, alguns atletas de reconhecida qualidade técnica começam o game com baixos valores, como é o caso dos chamados bons e baratos, que iniciam ao custo de C$ 5. Eles acabam se tornando ótimas sugestões para a tão requisitada valorização. É claro que pontuar sempre é importante, mas nas primeiras rodadas conseguir cartoletas também torna-se um objetivo visando as futuras escalações, quando todos os jogadores que tiverem jogado bem estarão custando mais caro.

IMPORTÂNCIA DO ESQUEMA TÁTICO
Assim como um técnico na vida real, o cartoleiro não decide apenas quem irá a campo pelo seu time, mas também qual será a formação tática. Ao analisar todos os jogos da rodada, é possível projetar se haverá muitos gols ou não, dependendo dos confrontos e de onde eles irão acontecer. Nesse caso, a formação do time ganha considerável importância. 


Caso não exista a projeção de tantos gols, um esquema mais defensivo torna-se uma boa opção, com atenção aos zagueiros e aos laterais, que podem puxar contra-ataques. Se houver a projeção de muitos gols, não apenas os atacantes como os meias ofensivos são merecedores de atenção, pois podem participar de jogadas ofensivas que valham boas pontuações. Clique aqui e entenda a pontuação do Cartola FC. 

STATUS DOS JOGADORES
Existem cinco status no Cartola FC: provável, contundido, dúvida, suspenso e nulo. O "provável", que aparece com o sinal de visto na cor verde, significa que aquele jogador está cotado para ser titular no próximo jogo. "Contundido", que são aqueles marcados com uma cruz vermelha, indicam os atletas que estão lesionados. "Dúvida", com um ponto de interrogação, significa que o jogador está cotado para jogar, mas não se sabe se como titular ou reserva, ou quando há dois atletas disputando uma vaga de titular. "Suspenso", sinalizado com cartão vermelho é o jogador que não entrará em campo por ter sido expulso, ter sofrido três cartões amarelos ou ter sido punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Nulo são aqueles que serão reservas ou sequer serão selecionados. 

CRIANDO UMA LIGA



Se você tem muitos amigos que participam do Cartola FC, que tal criar uma liga entre vocês para comparar quem tem o melhor time ao longo do ano? Perceba como demonstrado na imagem abaixo que você deverá escolher o nome da liga, colocar uma descrição obrigatória sobre a mesma e definir se ela é pública (qualquer pessoa pode entrar), privada (apenas você poderá convidar os participantes) ou moderada (qualquer pessoa poderá pedir para participar, cabendo a você aceitar ou não.



A vantagem de utilizar a sua conta do Facebook é que, após criar uma liga todos os seus amigos da rede social que também estão jogando o Cartola FC aparecerão em uma lista para que você possa convidá-los. É muito prático e fácil!
No canto superior esquerdo, há o menu, onde é possível fazer o caminho para criar novas ligas ou gerenciar as que você já tiver criado. 







LIGA MATA-MATA
Quem assinar o modo Cartoleiro PRO, poderá criar também a Liga Pro, que fará com que o cartoleiro concorra a prêmios por rodada, mês e temporada. Também há a possibilidade de criar a grande novidade de 2016: a liga mata-mata. 



Na liga mata-mata dá para convidar três, sete, 15 ou 31 amigos ou concorrentes para integrar a disputa. Como exemplo, uma liga mata-mata com quatro participantes será definida em duas rodadas do Cartola. Um sorteio será realizado para definir os confrontos da semifinal. O vencedor de cada chave fará a final dessa liga personalizada. Uma liga com 32 equipes vai durar cinco rodadas, aumentando a emoção da disputa. 



PONTUAÇÃO PARCIAL DURANTE A RODADA
Além das emoções de poder escalar o próprio time e administrar o caixa com as cartoletas, a grande graça do Cartola FC é a zoação com os amigos. Neste item, você aprenderá como acompanhar a pontuação parcial de outros times, independente de estarem ou não nas mesmas ligas que você, ou de você e seus amigos estarem ou não com as respectivas contas associadas ao Facebook. É muito fácil e prático!
Logo na página inicial do Cartola FC, após efetuar o login, aparece a opção "compare as parciais". Ao clicar em "escolher adversário", será oferecida uma lista de cartoleiros associados ao seu perfil do Facebook (caso sua conta esteja associada à rede social). 


Ao lado da lupa de pesquisa, você também pode pesquisar qualquer outro time. Se a sua conta estiver associada ao Facebook, fica mais fácil encontrar um amigo pelo nome dele. Caso sua conta não seja associada, é recomendável procurar pelo nome do time do seu amigo, pois fica bem mais fácil encontrá-lo.



Diferentemente da versão 2015 do fantasy game, neste ano além de conferir a pontuação parcial de um amigo ou de um rival, é possível comparar a pontuação jogador por jogador do seu time e do time da pessoa que você buscou.
PONTUAÇÃO A PARTIR DE UMA LIGA
Outra forma de conferir a pontuação de um time é pela liga. Ao clicar em uma das ligas disputadas, o cartoleiro pode conferir a pontuação de qualquer concorrente. Na tela abaixo, é possível ver a classificação da Liga GloboPlay durante início da terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Na tela seguinte, é possível olhar a pontuação do time Enila, da cartoleira Aline Silva, que lidera a liga citada.






QUANTO VALE CADA ITEM NO CARTOLA FC
Existem varias possibilidades de um jogador profissional somar ou perder ponto no Cartola FC. E nem sempre todos os cartoleiros sabem como funcionam os critérios de pontuação do fantasy game. Quanto vale um gol? E uma roubada de bola? Assistência dá muito ponto? Mas se o jogador fizer faltas? E se for expulso? Essas dúvidas são muito comuns, principalmente para àqueles que estão começando no jogo. Então vamos esclarecer quanto vale cada critério.
O Cartola possui scouts de defesa e de ataque. Porém, os goleiros possuem três estatísticas exclusivas. Uma defesa difícil vale 3.0 pontos, e uma defesa de pênalti soma 7.0 pontos ao seu total. A terceira é uma negativa. A cada gol sofrido, eles perdem 2.0 pontos. 
Os jogadores de defesas (zagueiros e laterais) costumam somar pontos nas roubadas de bola. Cada uma vale 1.7 pontos. Mas esse critério também pode virar uma arma importante para os volantes, que fazem o combate direto na marcação, e eventualmente até para os meias de ligação e os atacantes, principalmente os que estão acostumados a "dar o combate". No entanto, nesses casos as faltas cometidas podem virar vilãs dos cartoleiros. Cada infração faz o jogador perder -0.5 ponto. E ao cometer faltas em excesso, o atleta infrator pode ter sua pontuação ainda mais prejudicada ao tomar um cartão amarelo, -2.0 pontos, ou um vermelho, -5.0 pontos. 



A grande sacada na hora de escalar jogadores do setor defensivo (goleiros, zagueiros e laterais) é buscar os que não devem tomar gol naquela rodada. O defensor que sai de uma partida "ileso" é bonificado com 5.0 pontos. Um perigo em relação aos atletas desse setor é o gol contra. Por ficarem a maior parte do tempo jogando próximo do próprio gol, também estão mais vulneráveis a mandar a bola contra o próprio patrimônio. São 6.0 pontos perdidos no fantasy game para esse tipo de lance. 
Como no futebol o gol é o grande objetivo dos times, no Cartola FC não é diferente. Esse é o critério mais valioso, que supera a defesa de um pênalti, e portanto vale 8.0 pontos. O garçom, aquele que dá o passe decisivo para o gol, também tem o seu valor nos critérios do Cartola FC. A assistência soma 5.0 pontos. E se esse jogador, ou qualquer outro, sofrer muitas faltas num jogo, também pode ser beneficiado na pontuação com 0.5 a cada infração a favor marcada pela arbitragem.
Os chutes a gol são divididas em três itens. Se o chute bater na trave ou no travessão, são mais 3.5 pontos para cada um. Para aqueles arremates que param nas mãos do goleiro, o valor cai para 1.0 ponto. Se o chute não acertar a trave nem for defendido pelo goleiro, mas for para fora, o somatório é de apenas 0.7
Nos scouts de ataque também existem os itens que fazem o atleta perder pontuação. Os meias, por exemplo, que são obrigados a tentar muitos passes para criar as jogadas, costumeiramente também erram muitos toques. São -0.3 para cada falha dessa. Outros dois scouts que tiram pontos são o impedimento, com -0.5 cada, e o pênalti perdido, que arranca 3.5 pontos do quem tiver batido. Os técnicos também possuem critério exclusivo, que é o único para a pontuação desses profissionais. A média de todos os jogadores do time que entraram em campo na partida define quantos pontos o "professor" ganha.